Histórico Sondagem Poços Artesianos Saiba Mais Parceiros Contato
Poços Artesianos

 


Generalidades

Clique para ver maior Perfuratriz GP-300

O poço é uma obra de engenharia subordinada à natureza do Meio Ambiente, sujeita as condições do local de acordo com ambiente geológico a ser perfurado, em outras palavras é uma perfuração ou escavação vertical feita com o lógico objetivo de captar água subterrânea entre os sedimentos e nas rochas cristalinas (sã) com diâmetros que variam de 4" a 12" com até 400 metros de profundidade.

Durante a perfuração e construção do poço, os equipamentos permitem prever com o acompanhamento do Geólogo responsável, uma vazão aproximada da quantidade de água existente, que será confirmada no final com o teste de vazão, para determinar além do NE (Nível Estático) e o ND (Nível Dinâmico), a capacidade de produção litros/hora do poço.

Ver perfil de poço tubular em sedimentos

Ver perfil de poço tubular em rochas

Revestimento

A construção de um poço, sempre é iniciada na parte superficial desmoronante com diâmetro entre 8" à 12" até encontrar uma camada superficialmente impermeável. Esta parte é revestida quando se necessário, com tubos de ferro (DIN 2440) para evitar infiltração no poço por águas geralmente contaminadas devida a presença de bactérias. A perfuração continua ainda na parte das rochas sedimentares até se atingir a rocha dura, com diâmetro de 8" à 12" . Essa parte geralmente é revestida com tubos de revestimento na ordem de 6" .

Conforme o perfil geológico das camadas atravessadas, a coluna de revestimento normalmente é composta de tubos lisos e tubos filtros, sendo que estes últimos são colocados nas camadas correspondentes aos aqüíferos encontrados.

Já no caso de prosseguimento em rocha dura, se necessário, se faz em diâmetro de 6" e não precisa de revestimento. Excepcionalmente poderá se encontrar rochas extremamente fraturadas, com perigo de desmoronamentos, sendo necessário revestir o poço até o fundo. Assim anteriormente lançamos mão de informações geológicas da área e região a ser estudada como pré-análise e averiguação do ambiente a ser perfurado.

Pré-filtro

A sua aplicação neste caso é de extrema necessidade para o preenchimento do espaço anular entre o diâmetro do poço e os tubos e ainda a pré-filtragem da água antes de entrar para o poço, compondo-se de areia e pedregulhos classificados e esterilizados.

Cimentação e Laje de proteção sanitária

Após o termino da perfuração do poço é realizado o processo de cimentação lateral do tubo de revestimento de acordo com as normas da ABNT. A laje de proteção sanitária é executada principalmente para isolar o poço de possíveis influências externas.

Equipamento de bombeamento/recalque

A escolha da bomba, projetada para impulsionar a água até um reservatório, esta subordinada ao quadro hidro-dinâmico do poço, perante os testes realizados. Nestas condições a empresa Sondaterra coloca a disposição dos clientes bombas submersas muito inteligentes, que funcionam de acordo com o volume de água de produção do poço. Principalmente por se tratar de um fator subordinado a natureza, ao perceber a inexistência de água no poço os relés hidro-dinâmico faz com que o equipamento desligue emitindo um aviso de alerta aos comandos elétricos para não danificar os rolamentos da bomba. Isso impede que a bomba faça um esforço mecânico desnecessário.

A quantidade bombeada de um poço, tem que levar em consideração sua reposição hidro-dinânica, por isso o geólogo aconselha ao cliente que durante a execução do poço obedeça aos padrões de instalação dos barriletes e colunas de alimentação do reservatório, colocando um registro que irá fazer o controle de vazão da água consumida.

Resultados finais

Terminada a perfuração do poço, executamos o bombeamento do mesmo com a finalidade de:

a) - limpar e desenvolver o poço;

b) - determinar os dados do poço quais sejam: vazão, nível estático, nível dinâmico, produção, etc.

Com os dados fornecidos por este bombeamento e com os outros registrados durante a perfuração confeccionaremos um perfil do poço que é fornecido ao cliente, onde também recomendamos através do calculo de volume de água o equipamento de bombeamento ideal a ser instalado no poço.

Análise Físico/ Química e Bacteriológica

Durante o teste de vazão é coletada uma amostra de água. Ela é enviada ao laboratório especializado onde será realizados testes criteriosos analisando sua composição, cujo o resultado obtido será posteriormente encaminhado ao cliente. Esse teste mostra ao cliente a pureza da água, e em casos de contaminação o laboratório indica o melhor tratamento, para ambos os casos ocorrentes tomamos um partido para solução do problema, e novas análises serão realizadas periodicamente.

Garantia da empresa

Garantimos a perfeita execução do poço que será perfurado com precisão nas dimensões a fim de permitir a instalação da bomba apropriada. E façamos entender no entanto que o equipamento de bombeamento deverá ter o diâmetro máximo de 5 1 / 2 ". Garantia de 01 (um) ano, contra eventuais defeitos, que estejam ligados à solidez da obra.

São poucos os casos onde acontecem de no decorrer da perfuração as condições geológicas do ambiente e dos materiais encontrados não indicar possibilidade de captação de água ou ainda que as condições litológicas atravessadas não permitam a continuidade da perfuração ou desmoronamento que impossibilitem a continuidade, encerraremos e daremos a obra por concluída.

Mas Atenção! Caso no término da perfuração, devido às condições geológicas tenha a possibilidade de revestirmos o poço usando tubos de PVC Geomecânico (DN), estaremos optando por eles devido suas características não corrosivas com melhora na qualidade da água. É importante frizarmos também que, às vezes, podem ocorrer alterações que interfiram na construção do poço, aumentando por sua vez o custo do poço, dado uma vez que os fatores do ambiente geológico, como profundidade ,vazão, quantidade de revestimento e qualidade da água não superem as nossas expectativas.

Licença para Execução e Direito de Uso em Poços Profundos

Somente a obtenção da Licença de Execução de seu Poço Tubular Profundo, obtida pelo Departamento de Água e Energia Elétrica - DAEE, não confere ao seu titular o Direito de Uso de Recursos Hídricos, fazendo necessária a solicitação de Outorga de Direito de Uso, conforme Lei nº 6134 de 02/06/88, do Decreto nº 32.955 de 07/02/91 da Lei nº 7.663 de 30/12/91, do Decreto 41.258 de 01/11/96 e da portaria DAEE nº 717 de 12/12/96.

O Relatório de Outorga de Uso deverá ser elaborado por um geólogo devidamente habilitado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA.

Topo da Página

Tel/Fax: (11)4722-4153 sondaterra@sondaterra.com.br